sábado, 28 de março de 2009

Ministério Público contra cassação

O Ministério Público Eleitoral se mostrou contra a cassação do governador Luiz Henrique.

O relator do processo, Felix Fischer pediu um parecer do ministério, que se mostrou contra e recomendou a absolvição do acusado e de seu vice.O processo dura desde 9 de Agosto de 2007.

Mais detalhes do processo:
http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Política&newsID=a2430750.xml

Mais sobre a notícia:
http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/03/26/ministerio-publico-opina-contra-cassacao-do-governador-de-santa-catarina-755007687.asp

Por William Buttendorf 2.3.1

sexta-feira, 20 de março de 2009

Solução depende da caneta Presidencial
A reconstrução de Blumenau pode atrasar até cinco meses por causa de um problema burocrático. Não se sabe a origem do erro, mas já se fala em possíveis soluções. Para garantir que o dinheiro das obras viárias chegue mais rápido, o presidente Lula teria de alterar o decreto que exige licitação em obras classificadas como preventivas. Já há uma equipe de técnicos à disposiçao de Santa Catarina para analisar as saídas.
A M.P 448 tem três divisões: Obras preventivas, restabelecimento da normalidade no cénario de desastres e ação as pessoas. Para que acelerasse a liberação do dinheiro teriam de mudar a rubrica em que as obras de Blumenau se encontram. Em vez de serem classificadas como "Obras preventivas" teriam de mudarem para a rubrica "restabelecimento da normalidade no cénario de desastres". E como as obras de Santa Catarina foram distribuídas nestas três divisões, se alternassem a rubrica, poderia faltar verba para as outras reconstruções.

quinta-feira, 19 de março de 2009

SUPOSTO estudo da Epagri indica ação do homem no morro do baú

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) fez um suposto estudo no morro do baú e verificou que 85% dos 61 pontos de deslizamento não eram mais mata nativa.O Estudo foi feito a pedido do Departamento Estadual de infraestrutura (Deinfra),que tinha o objetivo de saber quanto custaria a recuperação das estradas no local.
Apesar disso,o estudo não indicou se a ação humana realmente foi o fator majoritário nos deslizamentos que aconteceram em novembro de 2008.
Aliás,convém lembrar que, na nossa região,várias áreas com mata nativa apresentaram deslizamentos.
A opinião da população é clara:a explosão do gasoduto foi o que desencadeou a série mais violenta de deslizamentos;tal explosão ocorreu durante a madrugada do dia 23 de novembro. Boa parte dos óbitos foram registrados nesta mesma noite,quando uma das tubulações do gasoduto Brasil-Bolívia rompeu,o que trouxe prejuízos para 60 indústrias e 77 postos de combustível catarinenses.



Seria o SUPOSTO estudo da Epagri uma forma de isentar alguns da responsabilidade e,principalmente,de pagamentos?
Vídeo:
Gasoduto em chamas
Por Gabriele Ruediger.




sábado, 14 de março de 2009

Produtos sustentáveis não agradam mercado consumidor

Acontece, até este domingo, dia 15, a feira de ações sustentáveis Ecogerma 2009, onde são apresentadas as chamadas soluções ‘verdes’. Porém, muitas das idéias apresentadas acabam se tornando muito caras em relação aos seus similares não-sustentáveis. Uma das idéias apresentadas na feira é o ventilador EC, fabricado pela ebmpapst. “Ele consome menos energia porque é feito para funcionar melhor em velocidades mais baixas” explica Bruno Fernandes, técnico em eletrônica da ebmpapst. Segundo a empresa o ventilador chega a economizar até 70% da energia gasta pelos modelos convencionais. No entanto, como a maioria dos produtos exibidos na feira, ele exige um grande investimento, enquanto um modelo convencional pode ser adquirido por aproximadamente 750 reais, uma unidade do ventilador EC custa 1,5 mil reais.
Entre outros produtos apresentados também estão o carro movido a eletricidade fabricado pela Audi, uma máquina de lavar que diminui o consumo de água desenvolvido pelo SENAI, entre outros.

Leia mais em: http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1042480-9356,00-PRODUTOS+VERDES+ESBARRAM+NOS+PRECOS+ALTOS+PARA+GANHAR+MERCADO.html


Por: Laura Mogk 2.3.1

sábado, 7 de março de 2009

Governador recorre a Justiça para não perder cargo

Luiz Henrique da Silveira, esta respondendo por processo por suposto abuso de poder nas eleições de 2006, quando se reelegeu. O suposto abuso foi às propagandas exibidas na televisão e rádio entre 2004 e 2006, do Santa Catarina em Ação. O governador esta recorrendo para ter o direito de acrescentar provas a sua defesa.

Mais detalhes em:
http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Política&newsID=a2430750.xml

William Glaser Buttendorf